Domingos Cruz Linheiro (Taperoá – 1945)
Baiano de Taperoá, é Arquiteto e Urbanista diplomado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia/ UFBA em 1969.
A familiaridade com as questões de preservação do patrimônio, ao chefiar equipes de levantamentos arquitetônicos no Pelourinho, quando estudante em Salvador, o levou a ser indicado representante honorário do IPHAN, em São Luís, no período de 1974 a 1978, ainda no início de sua vida profissional.
Colaborou com o arquiteto português Viana de Lima em missão da UNESCO sobre a Valorização e Preservação do Patrimônio de São Luís e Alcântara, na cidade do Porto, Portugal, em 1973.
Especialista em Restauro de Monumentos e Sítios pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (1974).
Realizou viagem de estudos à França, como bolsa do governo francês, organizada pelo Ministère de la Culture e Ministère de l´Environnement et du Cadre de Vie em 1981.
Implantou e dirigiu, entre 1982 e 1990, a Diretoria Regional do IPHAN em Fortaleza (CE/RN) e, em seguida, chefiou a Diretoria Regional do IPHAN em São Luis (MA/PI) de 1990 a 1994.
Autor de inúmeros projetos de restauro de edifícios tombados, como técnico do IPHAN, exerce também atividade profissional privada, prestando assessorias e consultorias ou coordenando trabalhos de valorização e requalificação de centros urbanos de valor histórico-cultural. Foi professor das disciplinas Desenho à Mão Livre e Patrimônio e Restauro, no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza/ UNIFOR por 20 anos.
Sua vivência como estudante de arquitetura numa cidade como Salvador, o fez despertar para o desenho de observação. Essa prática se consolidaria com a frequente atividade profissional na área da preservação do patrimônio cultural edificado. O registro desse patrimônio em croquis passa a ser uma constante em suas viagens de trabalho no Brasil, como técnico do IPHAN, ou no exterior, em viagens de cunho particular. Tem desenhos publicados em livros e revistas nacionais e estrangeiras e especialmente em publicações do IPHAN. É membro dos grupos de desenho Urban Sketchers Group, Urban Sketchers Salvador, Fortaleza, Argentina, Tunis, além de Sketch Craw e de outras plataformas de exibição virtual.
Lançou dois livros de desenhos sobre o Ceará. O primeiro CEARÁ Arquitetura e Paisagem em 2023 e o segundo, CEARÁ de Expressão em 2025.