O Urban Sketchers, ou USk, é uma organização sem fins lucrativos, incorporada no estado de Washington, EUA, que apoia e representa uma comunidade de esboços de base. É uma comunidade internacional de entusiastas do desenho organizada em capítulos que reúne pessoas do mundo todo interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação. Essa comunidade global inclui pessoas de qualquer área que estão interessadas em desenhar as cidades onde moram ou que visitam.
O grupo foi idealizado pelo ilustrador e jornalista espanhol Gabriel Campanário que, depois de perceber um número crescente de pessoas compartilhando desenhos de suas cidades em blogs, teve a ideia de juntar estes desenhistas em um grupo no Flickr em novembro de 2007 usando a plataforma como uma vitrine de desenhos urbanos.
Um ano depois, ele decidiu expandir a iniciativa do Flickr criando um blog que seria alimentado por vários colaboradores através de um convite individual. Esses colaboradores se tornaram os correspondentes do USK. Para participar os correspondentes se comprometeriam a postar regularmente e também compartilhariam as histórias por trás dos seus desenhos.
Em um curto período de tempo, o blog e o Flickr do Urban Sketchers tornaram-se extremamente populares entre as pessoas que compartilhavam seus desenhos locais e entre os apreciadores desta manifestação artística. O que iniciou como blog se transformou em uma enorme rede de capítulos espalhados pelo mundo inteiro como pode ser visto no site oficial do grupo (www.urbansketchers.org)
O USk Fortaleza é o capítulo da capital cearense do USk Brasil e do Urban Sketchers. Foi fundado pelo arquiteto Marcos Bandeira em 2011 após convite do também arquiteto Eduardo Bajzek para que ele se tornasse correspondente do Urban Sketchers Brasil. Em Fortaleza o movimento iniciou de forma discreta e seguindo as datas das World Wide Sketch Crawls. Alguns encontros informais foram acontecendo até que no dia 16/0/2011 (mesmo dia do 31º WW Sketch Crawl) ocorreu, no Passeio Público, aquele que consideramos nosso primeiro encontro oficial. Tivemos a participação de três sketchers: Marcos Bandeira, Amando Costa e José Clewton.
Hoje o grupo já contabiliza mais de 50 encontros realizados na nossa cidade. Do total, 2 aconteceram em Maranguape e 1 em Guaramiranga. Nossos desenhistas já tiveram seus trabalhos registrados em duas reportagens dos principais jornais do Ceará e também já participaram de três exposições: IAB Ceará em Fortaleza - CE (2018), 3º Encontro USK Brasil em Salvador - BA (2018), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em Fortaleza (2023).
Nosso grupo é oficialmente reconhecido pelo comitê internacional e atualmente conta com a colaboração de quatro Sketchers na sua administração: Alesson Matos, Dennys Silveira, Fabrício Porto, Lucas Forte e Marcos Bandeira.
Nossa missão é incrementar os valores documental, educacional e artístico do desenho de locação, promovendo sua prática e conectando pessoas ao redor do mundo que desenham em suas cidades e em suas viagens.
Nós seguimos o manifesto global do Urban Sketchers:
Nós fazemos desenhos de locação, através da observação direta, seja em ambientes externos ou internos.
Nossos desenhos contam histórias do dia a dia, dos lugares em que vivemos, e para onde viajamos.
Nossos desenhos são um registro do tempo e do lugar.
Nós somos fiéis às cenas que estamos retratando, mas também ao nosso estilo artístico.
Nós utilizamos e respeitamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
Nós nos apoiamos e desenhamos juntos.
Nós compartilhamos nossos desenhos on-line.
Nós mostramos o mundo, um desenho de cada vez.